Notícia

Dicas Importante

Algumas dicas para motoristas iniciantes

Data: 02/07/2020

Dicas Importante

Motoqueiro

Fonte: Google

USE O CAPACETE ADEQUADO


Que o capacete é a proteção primária do motociclista você já sabe. Mas não serve qualquer modelo. Ao escolher, é importante analisar o tipo de pista a ser percorrida e da moto, tamanho e até a cor. Veja a importância de cada um desses quesitos.


 


TIPO DE PISTA


Quem pega muita estrada deve optar por um capacete mais robusto e que fique bem firme na cabeça. Já os que andam por estradas de terra podem optar por um que tenha boa entrada de ar e com óculos de proteção embutido.


 


TIPO DE MOTO


Consegue imaginar um piloto da MotoGP usando aqueles capacetes de 50 reais? Improvável. A regra é: quanto maior a potência, maior deve ser a proteção.


 


TAMANHO E COR


Se você não puder experimentar o capacete, como no caso de compra pela internet, meça a circunferência da sua cabeça e escolha um modelo que se ajuste bem.


 


E as cores claras são mais recomendadas, porque permitirão que o condutor seja visto mais facilmente por outros motoristas.


 


USE A SETA


Esquecer a seta ligada ou, pior ainda, se esquecer de usá-la pode ser um erro fatal. A função da seta é comunicar. E como toda falta de comunicação é ruim, com a seta não é diferente. Ela deve ser acionada em torno de 5 segundos antes de se fazer uma manobra.


 


APRENDA A USAR O RETROVISOR


Ele serve não apenas ao mudar de faixa ou entrar em outra rua, mas também quando precisar reduzir a velocidade ou parar a moto em cada de emergência. Isso vai diminuir as chances de uma possível colisão por trás.


 


Saber usar o retrovisor significa também não confiar 100% nele. Sempre ao fazer qualquer mudança de direção, a dica é dar uma rápida olhada sobre os ombros. Com isso você verá algum outro veículo que talvez tenha ficado oculto no ponto cego do retrovisor.


 


SEJA VISTO


Tão importante quanto ver é ser visto. Principalmente quando o assunto é motocicleta. Você faz ideia de quantas formigas já matou simplesmente por não ter visto? Com uma moto a realidade é a mesma, embora o número de formigas mortas seja bem mais elevado de acordo com o maior site de pesquisas biológicas da internet.


 


Brincadeiras à parte, sabemos que por ser um veículo menor, muitos motoristas afirmam não ter visto a moto antes de um acidente. Principalmente os condutores dos carros grandões, ônibus e caminhões, têm essa dificuldade. Por isso, posicione-se de modo a ficar sempre no alcance do retrovisor alheio.

MAIS NOTÍCIAS

Fique por dentro...Receba Newsletters e Acesse nossas Redes sociais...

Motos Andrade
Rua 28 esquina Av. 43 - Bairro - Barretos|SP

17. 3322-1000